#TGIF – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução.

Qualquer semelhança é uma mera coincidência 🙂

O TGIF de hoje vai falar sobre a importância de conceitos, protótipos e porque não Ficção Científica. Muita gente não dá a devida importância para estes temas, mas é bom ter em mente que se não houvessem pessoas que trabalhassem com isto, com certeza que a nossa evolução não seria tão rápida quanto vemos. Exemplos clássicos estão a nossa volta como a famosa saga de Star Trek que inspirou na criação de vários dispositivos que hoje utilizamos largamente no nosso dia a dia como celulares e iPods.

Como diz o cantor Jorge dü Peixe da Nação Zumbi: “Ficção Científica é a nossa grande literatura de idéias.” E é a partir dessa literatura criadas por diversos “professores pardal” no mundo.
Segue um video de um conceito que nos tempos de hoje podemos dizer que é antigo mas que ainda surpreende muita gente. O nome dela é GINA.
GINA é um conceito da BMW que teve inicio em 2001 e que foi exibido apenas em junho de 2008 no qual o carro não possui uma “lataria” e sim uma roupa. Isso mesmo, um carro revestido por uma “pele” super resistente feita de poliuretano, que deixa o mesmo completamente flexível e elegante. O resultado é que GINA não foi apenas um protótipo, foi uma mudança de paradigma. Este projeto mudou drasticamente a forma como nós olhamos para um carro. Chris Bangle,diretor de design da BMW, disse no video: GINA “humanizou” o carro e mudou a forma de pensar como desenvolver um. A filosofia de GINA em poucas palavras é tudo sobre ser flexível, contexto sobre o dogma.

Já imaginou um carro “piscando o olho” pra você ? A GINA faz. Vejam o video abaixo :

A série – Thank God It’s Friday ou #TGIF – aborda sempre um conteúdo menos técnico, mas que ainda assim possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.

Leia, também, outros artigos já publicados na série:

– A brilhante [última] palestra de Randy Pausch 

– Por que você deve investir em UX

Agora você já pode acompanhar as novidades do BdB pelo Facebook, acesse e curta nossa página.

Anúncios

8 comentários sobre “#TGIF – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução.

  1. Muito bom o texto, Diego. Estive pensando sobre isso um dia desses. No livro “O guia do mochileiro das galáxias” em um momento é falado da evolução do radio. Botões de girar, depois botões de tocar (como temos em vários aparelhos hoje em dia) e fazer gestos para controlar o radio (coisa altamente possível com algo como o kinect). O interessante é ver o ano em que o livro foi escrito. Vemos vários exemplos de coisas reais hoje em dia que já foram ficção.

  2. Obrigado Edwin… Com certeza, um dos autores que realmente tenho uma admiração muito grande é Isaac Asimov. Li alguns livros dele e me impressiono como as coisas que ele escrevia da década de 50 ainda estão por vir e são completamente possíveis de acontecer. Tem algumas pessoas que são simplesmente geniais em imaginar o mundo no futuro. Um livro que recomendo muito a leitura, apesar de ser de 1997, é do autor Michio Kaku (http://pt.wikipedia.org/wiki/Michio_Kaku). O nome do livro se chama Visões do futuro, e neste livro, ele tenta prever o futuro baseado em tudo que ele coletou através de entrevista com diversos cientistas ao redor do mundo. Muito bom.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s