
O TGIF de hoje vai falar sobre a importância de conceitos, protótipos e porque não Ficção Científica. Muita gente não dá a devida importância para estes temas, mas é bom ter em mente que se não houvessem pessoas que trabalhassem com isto, com certeza que a nossa evolução não seria tão rápida quanto vemos. Exemplos clássicos estão a nossa volta como a famosa saga de Star Trek que inspirou na criação de vários dispositivos que hoje utilizamos largamente no nosso dia a dia como celulares e iPods.
Como diz o cantor Jorge dü Peixe da Nação Zumbi: “Ficção Científica é a nossa grande literatura de idéias.” E é a partir dessa literatura criadas por diversos “professores pardal” no mundo.
Segue um video de um conceito que nos tempos de hoje podemos dizer que é antigo mas que ainda surpreende muita gente. O nome dela é GINA.
GINA é um conceito da BMW que teve inicio em 2001 e que foi exibido apenas em junho de 2008 no qual o carro não possui uma “lataria” e sim uma roupa. Isso mesmo, um carro revestido por uma “pele” super resistente feita de poliuretano, que deixa o mesmo completamente flexível e elegante. O resultado é que GINA não foi apenas um protótipo, foi uma mudança de paradigma. Este projeto mudou drasticamente a forma como nós olhamos para um carro. Chris Bangle,diretor de design da BMW, disse no video: GINA “humanizou” o carro e mudou a forma de pensar como desenvolver um. A filosofia de GINA em poucas palavras é tudo sobre ser flexível, contexto sobre o dogma.
Já imaginou um carro “piscando o olho” pra você ? A GINA faz. Vejam o video abaixo :
A série – Thank God It’s Friday ou #TGIF – aborda sempre um conteúdo menos técnico, mas que ainda assim possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.
Leia, também, outros artigos já publicados na série:
– A brilhante [última] palestra de Randy Pausch
– Por que você deve investir em UX
Agora você já pode acompanhar as novidades do BdB pelo Facebook, acesse e curta nossa página.
Muito bom o texto, Diego. Estive pensando sobre isso um dia desses. No livro “O guia do mochileiro das galáxias” em um momento é falado da evolução do radio. Botões de girar, depois botões de tocar (como temos em vários aparelhos hoje em dia) e fazer gestos para controlar o radio (coisa altamente possível com algo como o kinect). O interessante é ver o ano em que o livro foi escrito. Vemos vários exemplos de coisas reais hoje em dia que já foram ficção.
Obrigado Edwin… Com certeza, um dos autores que realmente tenho uma admiração muito grande é Isaac Asimov. Li alguns livros dele e me impressiono como as coisas que ele escrevia da década de 50 ainda estão por vir e são completamente possíveis de acontecer. Tem algumas pessoas que são simplesmente geniais em imaginar o mundo no futuro. Um livro que recomendo muito a leitura, apesar de ser de 1997, é do autor Michio Kaku (http://pt.wikipedia.org/wiki/Michio_Kaku). O nome do livro se chama Visões do futuro, e neste livro, ele tenta prever o futuro baseado em tudo que ele coletou através de entrevista com diversos cientistas ao redor do mundo. Muito bom.
parece interessante o livro… vou adicionar aqui na minha lista de próximas leituras…
[…] – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução. […]
[…] – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução. […]
[…] seção de comentários do meu penúltimo TGIF que fala sobre conceitos, protótipos e ficção científica, recomendei um livro chamado Visões do futuro do fisíco teórico americano Michio Kaku, e no […]
[…] – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução. […]
[…] – Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução. […]