#TGIF – A era da revolução científica

Na seção de comentários do meu penúltimo TGIF que fala sobre conceitos, protótipos e ficção científica, recomendei um livro chamado Visões do futuro do fisíco teórico americano Michio Kaku, e no momento que estava procurando informações na internet sobre este autor, encontrei no youtube um vídeo muito interessante da BBC na qual Drº Michio participa como locutor principal, esta matéria é chamada Revolução da inteligência, e parte de uma série da BBC na qual tenho certeza que é baseado nesse livro de Visões do Futuro do Drº Michio Kaku, as outras matérias da série chamam-se respectivamente de revolução biotecnológica e revolução quântica .

Para não estender o post vamos apenas falar sobre a primeira matéria da série (Revolução da inteligência), que já levanta diversos pontos de discussão. Nesta primeira parte, Drº Michio explica como a ciência está avançando tão rapidamente a partir do momento que descobrimos o segredo da matéria (Átomo), revelamos a molécula da vida (DNA) e criamos uma forma de inteligência artificial (Computador). Ele argumenta que a descoberta das leis fundamentais da natureza no século 20, abre portas para um número imensurável de possibilidades no século 21 no qual nós estamos fazendo parte desta transição histórica de uma era de descobertas científicas para uma era de domínio científico.

Inicialmente esta revolução que estar por vir parece um pouco assustadora, mas se pararmos um pouco e voltarmos para mais de 70 anos atrás quando tivemos umas das primeiras cirurgias cardíacas de sucesso feitas pelo Dr. Alfred Blalock em parceria com Vivien Thomas, muito bem contada no filme Quase Deuses, percebemos que todos nós naturalmente resistimos um pouco à uma revolução desse tipo e sempre questionamos qual será o limite para isso tudo.

Para se ter uma idéia do tamanho do impacto social que esta revolução está por fazer, posso destacar alguns questionamentos que os cientistas estão imaginando que possam vir junto com esta revolução:

– Na evolução da realidade virtual e redes sociais virtuais, surge a questão de o que acontecerá se nós começarmos a preferir nossa redes sociais virtuais do que a nossa rede social real ? Isso surge porque hoje já temos mais de 30 milhões de pessoas no mundo que passa em média 20 horas por semana no mundo virtual, por exemplo World of Warcraft.

– Na área de inteligência artificial, onde teremos um evolução tão grande que as máquinas cada vez mais terão a capacidade de agir como a inteligência humana, surge a questão de como nós vamos nos relacionar com estas máquinas ?

– Uma última e intrigante pergunta surge com o avanço das tecnologias biológicas e eletrônicas na qual nos próximos 50 anos poderemos ter máquinas com mais componentes biológicos e pessoas com mais componentes eletrônicos. Daí surge a questão de como vamos categorizar o que é pessoa e o que  é máquina ?

Assistam o vídeo abaixo, tem quase uma hora de duração e infelizmente não está com legendas, e vamos discutir o que vocês que podem acontecer quando esta nova realidade estiver mais próxima ao nosso cotidiano.

No futuro conversaremos sobre as outras matérias da série bastante interessante da BBC.

A série – Thank God It’s Friday ou #TGIF – aborda sempre um conteúdo menos técnico, mas que ainda assim possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.

Leia, também, outros artigos já publicados na série:

– Steve Jobs e seu legado

– “Tudo” sobre o iPhone 5

Agora você já pode acompanhar as novidades do BdB pelo Facebook, acesse e curta nossa página.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s