#TGIF – Steve Jobs e seu legado

O TGIF de hoje não poderia ser indiferente ao triste acontecimento que ocorreu essa semana. O mundo perdeu um dos maiores visionários da história, muitos já o comparam com da Vinci, Henry Ford, Thomas Edison entre outras personalidades importantes da história da humanidade.

Para conhecer um pouco mais desse cara que foi um ícone de algumas gerações, existem alguns livros e filme que de um forma ou de outra falam de sua vida e sua personalidade. São eles:

A segunda vinda de Steve Jobs – Sinopse: Baseado em dezenas de relatos de pessoas que conviveram com o executivo nas últimas três décadas, este livro é a biografia do personagem que melhor representa o sonho americano de Silicon Valley. Autor de perfis para as revistas Vanity Fair e GQ e correspondente da Fortune, o jornalista Alan Deutschman inicia a narrativa em 1985, no momento em que Jobs sai da Apple acusado de roubar segredos da   empresa. Seguem-se a ascensão e queda de sua própria empresa, a Next, o enorme sucesso de seu estúdio de animação, a Pixar, produtor dos filmes Toy Story e Vida de inseto, e, no final dos anos 90, seu retorno triunfal à empresa que o    havia demitido. O livro tem como fio condutor os altos e baixos da vida profissional de Jobs, mas mostra também o          lado reservado do empresário – a relação de amor e ódio com Bill Gates, as negociações com Michael Eisner e Jeffrey Katzenberg, da  Disney, seus métodos de administração e seu contato com a imprensa.

A Cabeça de Steve Jobs – Sinopse: É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 1970 e 1980, o cinema deanimação e a música digital nos anos 1990. Por outro lado, são lendárias as histórias de seus repentinos acessos de raiva, revelando o verdadeiro Steve Jobs. Então, o que há, realmente, dentro do cérebro de Steve? Segundo o autor, é um feixe de contradições. O autor destila os princípios que guiam Jobs ao lançar produtos arrasadores, ao atrair compradores fiéis e ao administrar a sua empresa. O resultado é este livro sobre Steve Jobs que é, ao mesmo tempo, uma biografia e um guia sobre liderança.

Steve Jobs – Sinopse: Este livro, baseado em mais de quarenta entrevistas com Steve Jobs e entrevistas com familiares, amigos, colegas, adversários e concorrentes -, narra a vida deste empresário, cuja paixão pela perfeição e cuja energia contribuíram para seis indústrias – a computação pessoal, o cinema de animação, a música, a telefonia celular, a computação em tablet e a edição digital.

Também existe um filme clássico chamado Piratas do Vale do Silício, que fala basicamente sobre a história dos dois principais personagens da tecnologia do mundo: Bill Gates e Steve Jobs na década de 70 e início da década de 80.

Vamos deixar aqui um vídeo nesse post, que com certeza esta sendo visto milhares de vezes nos últimos dias, uma palesta famosa que o próprio fala um pouco de sua vida na formatura de uma turma da universidade de Standford. Isto é para deixar registrado em mais um lugar na grande rede a importância que esse cara representa para toda a nossa geração.  Descanse em paz Steve.

A série – Thank God It’s Friday ou #TGIF – aborda sempre um conteúdo menos técnico, mas que ainda assim possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.

Leia, também, outros artigos já publicados na série:

– “Tudo” sobre o iPhone 5

– Conceitos, protótipos e ficção científica – Os primeiros passos para evolução.

Agora você já pode acompanhar as novidades do BdB pelo Facebook, acesse e curta nossa página.

Anúncios

2 comentários sobre “#TGIF – Steve Jobs e seu legado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s