Copa do Mundo de Testes de Software – Etapa América do Sul

A primeira etapa da copa do mundo de testes de software chegou ao seu final, após a realização de cada uma das eliminatórias continentais.

No último dia 19 de julho tive a oportunidade de participar da etapa da América do Sul e compartilho com vocês como foi a experiência.

Preparação:

Começamos nossa preparação através de uma rápida reunião um dia antes do evento, onde definimos nossa estratégia baseando-se nas informações que tínhamos até o momento e preparamos um “template” para o relatório de testes, que deveríamos mandar ao final da competição.

Já no dia do evento, 30 minutos antes do horário previsto para o início da competição recebemos as últimas instruções dos organizadores, que descreviam: 

Utilizamos esse tempo antes do horário de início para instalar o aplicativo, entender suas principais características e utilizando o quadro como apoio identificamos sub-áreas da aplicação e os tipos e técnicas de testes que gostaríamos de aplicar.

As 3 horas de competição:

Com o auxílio das informações no quadro direcionamos o nosso foco para maximizar a execução e identificação de falhas. Ao longo das 3 horas, que passaram voando, exploramos e reportamos diversas falhas de diferentes níveis de severidade, além de itens referentes a usabilidade da aplicação. 

Durante o tempo disponível para execução, priorizamos a comunicação entre os membros da equipe, com o objetivo de:

  1. Evitar duplicação de esforços;
  2. Compartilhar de maneira fácil e rápida informações relevantes e defeitos encontrados;
  3. Trabalharmos em conjunto na investigação e identificação de problemas.

Como nosso time possui 4 integrantes, definimos que 1 trabalharia com maior foco na elaboração do relatório que deveria ser entregue ao final do evento, enquanto os demais permaneceriam voltados para execução. Essa organização nos permitiu continuar com a execução até quase os últimos minutos disponíveis sem comprometer a elaboração e entrega do relatório.

Valeu a pena?

Com certeza! Todos da equipe gostaram da experiência e nos divertimos bastante trabalhando em conjunto para encontrar defeitos relevantes. Ao final das 3 horas podemos dizer que conseguimos atingir uma cobertura interessante das funcionalidades do sistema, mesmo enfrentando situações, como a inexistência de requisitos e a restrição de tempo.

Agora, só nos resta aguardar pelo resultado e por novas edições da competição!

Anúncios

2 comentários sobre “Copa do Mundo de Testes de Software – Etapa América do Sul

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s