Quais são as necessidades de um tester?

O que o motiva no seu trabalho como testador? Stephen Janaway, profissional de testes há 12 anos, tenta nos ajudar a entender nossas necessidades profissionais e a determinar como você pode deixar de sentir que trata-se apenas de um trabalho para um estado de “auto-atualização”.

A seguir, apontamos alguns dos principais aspectos discutidos por ele.

Stephen inicia fazendo uma relação com a pirâmide das necessidades de Maslow, tentando entender como as principais necessidades dos seres humanos são atendidas. Considerando, que de maneira geral as pessoas tem um grande desejo de atingir seu potencial, de progredir. Para Maslow, as pessoas que alcançaram o ponto de auto-atualização tinham características comuns, como: criatividade, espontaneidade, visão clara do certo e errado, etc.

Em seguida, ele monta a pirâmide associando cada um dos grupos as necessidades dos testadores, tentando esquecer descrições de cargo e funções, mas considerando o que nos satisfaz como testadores.

Stephen aborda que no nível mais básico (aceitação) a função é vista como algo que qualquer um pode fazer e que não é respeitado ou apoiado pelos superiores. No nível seguinte os testes passam a um nível de aprendizado, onde os mesmos são incluídos, mas vistos como algo irritante. No terceiro nível começa a existir o respeito e os testers são vistos como parte do time, consultados e respeitados. Já no nível de interação o negócio depende e percebe o valor adicionado pelos testes. Por fim, chegamos ao grupo onde há o reconhecimento interno e externo da comunidade, onde ele cita Maslow “O que um homem pode ser, ele deve ser.”.

Imagem1

Por fim, o palestrante pergunta: Em que nível você acredita estar? O que pode fazer para subir ou se manter no topo ?

Segue, abaixo, o vídeo da palestra, são apenas 15 minutos, bem objetivo e vale a reflexão.

TestBash 2.0 – A Tester’s Hierarchy of Needs – Stephen Janaway from Software Testing Club on Vimeo.

Anúncios

Um comentário sobre “Quais são as necessidades de um tester?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s