O que vi e ouvi na 64th Feira de Veículos Comerciais em Hannover

Entre os dias 20 e 27 de Setembro, o Hannover Messe sediou a 64th feira de veículos comerciais, IAA 2012(Internationale Automobil-Ausstellung). Esse evento reúne os principais produtores de veículos de grande porte como caminhões, carretas, utilitários de menor porte como vans e combos, assim como produtores de peças e tecnologias para veiculos dessa categoria.Tive boas conversas com gente da Mercedes, Volvo, Bosch, BorgWarner, Donaldson, e alguns outros nomes desse mercado. Foi bom ver as novidades, e, claro, a evolução do software nesses produtos. Os hot-topics foram: comunicação carro-a-carro, personalização, integração com smart phones, e ampla integração com redes sociais. Em especial, a Bosch estava mostrando um sistema que permite personalizações em um caminhão, com base na sincronização entre o iPhone do motorista e o sistema central do veículo. Mais especificamente, antes de entrar no caminhão,  o motorista iniciava um app, e algumas configurações como regulagem de bancos e espelhos, e o esquema de cores do painel eram ajustados.

No que diz respeito a redes sociais, as preferências de restaurantes e localização de amigos, por exemplo, também fazem parte desses sistemas. Se em determinado momento o motorista iniciar uma busca de restaurantes próximos se sua localidade, o sistema dará destaques especiais a restaurantes que tenham similaridades com as preferências dele definidas em redes sociais, e mostrará como esses locais tem sido avaliados pelos demais clientes.

No que tange desenvolvimento desses sistemas, todos destacaram que o fato do software ter assumido papel chave nesse contexto foi importante, tendo em vista todo beneficio gerado. No entanto, os efeitos colaterais tem sido grandes. O principal problema destacado foi: Atraso na entrega do produto. Os cronogramas de projetos desses sistemas nunca estiveram tão atrasados. E todos culpam os times de desenvolvimento de software. Aquela velha historia que ouve-se frequentemente “a culpa é do pessoal da informática” se tornou comum nesse meio.

Muitos destacaram a necessidade de contratação imediata de profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento de sistemas dessa natureza. As demanda são diversas: gerenciamento de requisitos, modelagem arquitetural, teste, controle de evolução,  gerência de configuração, e gerenciamento de projetos foram enfaticamente citados.

O mercado está aquecido. Apesar da crise na europa, as empresas tem contratado engenheiros de software aos montes. Aos interessados, se dediquem a aprender inglês. Sem ele todo conhecimento adquirido com métodos e técnicas computacionais não terão valia alguma por aqui.

Um comentário sobre “O que vi e ouvi na 64th Feira de Veículos Comerciais em Hannover

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s