
Cabra-cega é uma brincadeira de criança onde alguém coloca uma venda nos olhos e fica com uma vara na mão para tentar acertar um vaso de barro (cheio de doces e gostosuras) e quebrá-lo, dessa forma não só você ganha os doces, quanto todos ao seu redor tb correm para os doces e assim todos saem ganhando! Não sei no restante do Brasil, mas pelo menos em Recife essa é uma brincadeira bem comum. O detalhe dessa brincadeira é que todos os outros ao seu redor ficam dando dicas apra vocês chegar mais perto, e eventualmente acertar o vaso.
Trazendo isso para nossa realidade de TI, um ponto que venho percebendo com uma certa frequência é que geralmente estamos fechando projetos e contratos onde nosso cliente chega até nós com uma “solução” para o problema dele, e nós geralmente vamos direto atacar essa pseudo-solução! Isso acontece mais frequentemente em casos onde o cliente tem um certo conhecimento de TI, de desenvolvimento de software, então ele já chega com a solução bolada na sua cabeça! E como cada vez mais temos gente que entende [um pouco que seja] de TI, temos essa situação acontecendo cada vez mais.
Me sinto um pouco jogando cabra-cega. Estamos lá, escutando as dicas e as direções dos outros, mas não sabemos exatamente ONDE está o problema! Estamos com uma venda nos olhos tentando caminhar na direção que os outros estão gritando! E eis que chega o grande conselho desse post (que até parece um pouco óbvio):
Tire a venda dos olhos!!
Faça isso, por favor! Procure entender sempre o problema que está por trás de uma solução proposta, entenda o porquê por trás daquilo e procure identificar outras possíveis saídas para aquele problema. Talvez a solução proposta inicialmente pelo cliente seja realmente a melhor, mas talvez seja a pior também. E você só vai saber se tirar a venda dos olhos! TI é pensar! Muitas vezes somos pagos não para implementar algo para o cliente, mas para PENSAR na situação dele e identificar saídas viáveis!
Vale salientar que isso se aplica a diversos contextos dentro do desenvolvimento de projetos, e ainda mais, se aplica a diversas outras áres além de TI!