#TGIF – Dois passos para se livrar do vício das redes sociais

No título do post eu menciono redes sociais, e  se aplica a tudo que você pode imaginar: Facebook, Twitter, Foursquare, Orkut, Soundcloud, Youtube, Google+, MySpace, Flickr, Formspring, SlideShare ou qualquer outra dessas. Acredite, as pessoas se “viciam” realmente nessas cosias, você pode checar aqui. Algumas vezes simplesmente gastam mais tempo do que gostariam nesses sites e outras vezes realmente é uma coisa mais forte e que precisa de cuidados mais rigorosos para diminuir o vício.

Vou falar de mim, meu inimigo número 1 no momento é o facebook! Deixa eu explicar… O problema não é que eu ache o facebook ruim (apesar de ter alguns pontos negativos ao meu ver). O problema é que estava consumindo meu tempo mais do que eu gostaria, e acho que se chegou ao ponto de eu notar isso, eu preciso agir para mudar essa situação.

Bom então vamos lá aos 2 pontos que me levaram, e que espero possam também lhe levar, a um menor contato com o facebook (ou qualquer outra rede social que você acha que toma muito seu tempo):

  1. Praticamente todo mundo hoje em dia tem smartphone! E acho que todos eles tem App para o facebook (inclua aqui o nome da sua rede social favorita). Como é bom né?? Não!!! Ter essas apps no celular te faz ficar ligado o tempo inteiro no facebook, e isso não pode fazer bem! Então, finalmente, o primeiro ponto é: DESINSTALE! 🙂 É incrível como isso já te liberta, pelo menos essa foi a sensação que tive. PS. se você tem iPad ou outros tablets essa dica também se aplica!
  2. Tudo bem, no celular/tablet o facebook já está desinstalado, mas o que fazer com o meu computador que eu passo o dia inteiro na frente dele?? Existe um plugin/add-on que você pode instalar no seu navegador da internet (nesse caso o Chrome! Se você não usa o Chrome, comece a usar :D) e que controla seu tempo em determinados sites. O nome dela é STAY FOCUSED (traduzindo para o português é algo como “Tenha Foco!”) e você pode fazer o download aqui. Você instala essa extensão e diz quais sites ele deve controlar, e aí por padrão você tem 10 minutos por DIA (claro que você pode configurar, mas… ) para gastar nesses sites, depois disso ele bloqueia o acesso a esses sites. Eu achei perfeito, e realmente eu chego ao ponto que todo dia essa extensão bloqueia o acesso ao facebook, e quando isso acontece eu fico FELIZ! Acredite!

Se você achou essas dicas úteis, se você tem outras dicas como essas ou se você achou uma besteira o que eu escrevi acima, deixa teu comentário!

Anúncios

4 comentários sobre “#TGIF – Dois passos para se livrar do vício das redes sociais

  1. Olá Burgos, eu concordo com você, passei 2 meses com o facebook desativado, e por questões de utilização na pesquisa, voltei a usar. Realmente você recupera muito tempo. Uma coisa que fiz foi, durante uma semana, observar os 20 posts do dia e ver se algo relevante era colocado. A conclusão foi, zero relevância.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s