BdB Recomenda – Data Generator

BdB Recomenda – É a mais nova seção do blog, que tem como objetivo apresentar sugestões de aplicativos, ferramentas, livros, jogos, cursos, palestras, eventos, etc. que possam contribuir com as suas tarefas diárias ou apenas com boas dicas para seu tempo livre.

Frequentemente encontramos nos projetos que participamos cenários em que precisamos simular grandes volumes de informações na base de dados.

Diversas são as alternativas para solucionar o problema: podemos realizar manualmente a operação desejada diversas vezes ou criar um arquivo de comandos SQL no editor de texto e executar o mesmo na base de dados ou ainda partirmos para a utilização de ferramentas que possam nos auxiliar na tarefa.

O Data Generator, trata-se de uma ferramenta web, que recomendo, devido a sua simplicidade e capacidade de resolver o nosso problema rapidamente, além de se tratar de um projeto open source. Através da mesma podemos gerar dados em diversos formatos: XLS, HTML, XML, CSV e principalmente SQL.

Data Generator Screenshot

De uma maneira extremamente simples podemos utilizar dados: variáveis ou fixos; pré-carregados na ferramenta ou customizados. A figura abaixo, exibe como para cada coluna de um tabela podemos facilmente definir diferentes tipos de dados de acordo com a natureza do campo.

Customizando Dados no Data Generator

O melhor de tudo é que você pode testar a ferramenta sem precisar instalar nada, pois na página do projeto existe uma versão disponível para testes.

Caso você se interesse em continuar usando a aplicação, recomendamos a instalação na sua própria máquina, pois a versão demo possui a limitação de gerar no máximo 200 registros. Mas, não se preocupe, a instalação é extremamente simples, possui apenas 5 passos. E caso ainda tenha dificuldades, encontrei no youtube um vídeo do processo de instalação feito pelo Elias Nogueira do blog SemBugs.

Para mais detalhes na utilização da ferramenta, existe ainda um artigo, que publiquei na revista Testing Experience, com informações mais detalhadas sobre a utilização do Data Generator.

E vocês recomendam outras ferramentas para popular base de dados?

Anúncios

3 comentários sobre “BdB Recomenda – Data Generator

  1. oi Carrera,
    Muito legal o post, com certeza ferramenta eh muito util para quem trabalha com testes, principalmente testes automaticos.
    abraco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s