Como Automatizar Testes de aplicações Android – Parte 3

Estamos de volta em mais um post da série de como automatizar testes para aplicações em Android. E agora vamos para a parte que mais interessa à todos que é como automatizar testes para aplicações Android.

No eclipse vamos em File-> New -> Other e dentro da tela de New, selecionamos a opção Android Test Project e clicamos em Next (Passo 1 da imagem). Colocamos um nome no projeto de teste, por recomendação o nome do testes geralmente é o nome do projeto a ser testado concatenado com a palavra “Test”, no nosso caso o projeto a ser testado se chama Calculadora então o nome do projeto de teste será CalculadoraTest (Passo 2 da imagem) , colocando o nome do projeto então clicamos em Next. O nosso terceiro passo para criação do projeto de teste é selecionar o projeto que será testado, no nosso caso será Calculadora (Passo 3 da imagem) e clicamos em Finish. No final o eclipse criou um projeto de teste com boa parte já configurada como podemos observar no ultimo passo da imagem abaixo, onde percebemos que o projeto de teste foi criado com o pacote quase igual ao projeto que vai ser testado, exceto pela adição de um novo pacote chamado test.

 

Clique na imagem para ampliar

Em um projeto de teste para android podemos definir diversos objetivos e criar diversas classes de teste, no post atual a classe que estamos criando tem o objetivo de testar as funcionalidades básicas da calculadora utilizando a interface da mesma. Para isso criamos uma classe de teste que estende de ActivityInstrumentationTestCase2 ficando assim:

package br.edu.cesar.test;
import android.test.ActivityInstrumentationTestCase2;
import br.edu.cesar.CalculatorActivity;
public class CalculatorActivityTest extends ActivityInstrumentationTestCase2<CalculatorActivity> {

public CalculatorActivityTest() {
super(“br.edu.cesar”, CalculatorActivity.class);
}

}

Depois de criarmos a classe de teste, precisamos implementar o construtor desta classe que deve fica como no código acima. A classe de teste deve dizer para o framework de teste do android qual aplicação deve ser testada, passando por parâmetro do super construtor o pacote e o .class da activity a ser testada. Logo após a criação do construtor podemos passar pra alguns métodos “genéricos” que podem ajudar nos testes em si. São eles: setUp() – Este método herda do método setUp() do JUnit, portanto tem a mesma característica de ser usado para preparar o ambiente antes de cada teste ser executado. tearDown – Este método também herda do JUnit e também tem a mesma característica de ser usado para finalizar o ambiente corretamente quando necessário após cada teste executado. Utilizando o método setUp(), primeiramente pegamos a instancia da activity que vai ser testada e inicializamos alguns views da mesma para interegir a aplicação calculadora.  Outra coisa importante que precisamos fazer no teste para que o mesmo possa utilizar aplicação para interagir é desabilitar o modo touch da activity, fazendo isso temos o seguinte código para o método setUp():

@Override protected void setUp() throws Exception {
super.setUp();
setActivityInitialTouchMode(false);
mActivity = getActivity();
mMonitor = mIntrumentation.addMonitor(ResultActivity.class.getName(), null, false);
e1 = (EditText) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.editText1);
e2 = (EditText) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.editText2);
bSomar = (Button) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.btnSomar);
bSubtrair = (Button) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.btnSubtrair);
bMultiplicar = (Button) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.btnMultiplicar);
bDividir = (Button) mActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.btnDividir);

}

É importante lembrar que no inicio da classe estou declarando todos os objetos que estamos utilizando nos códigos dos métodos, como por exemplo mActivity que é um objeto do tipo activity e a mesma esta declarada no inicio da classe como voces podem ver no código do projeto de teste que esta disponivel neste link.

Para entender melhor de onde estou pegando os editText e os botões, deem uma olhada no código do projeto Calculadora, no qual disponibilizei no post anterior.  Após criar a classe e implementar o metódo setUp() podemos partir para a implementação do teste em si. Para criar um teste que interaja com a aplicação e analise o resultado esperado, basta criar um método que comece com a palavra “test” no inicio do nome do teste que o framework de teste do android reconhece o mesmo como teste para ser executado. No nosso exemplos demos o nome de testCalculadoraSoma001.  Neste teste vamos pegar as instâncias das views carregadas no método setUp() e vamos interagir com a mesma, mas para tal, precisamos criar uma thread especifica de UI para que essa interação ocorra. Pegamos a instancia da activity que temos e chamamos o método runOnUiThread() e dentro do run da nova runnable, a gente interage com as views, como por exemplo pegamos os editText da aplicação e populamos com os valores desejados e depois colocamos o foco no botão somar. O código do teste fica assim:

public void testCalculatorSoma001() {
mActivity.runOnUiThread(new Runnable() {

@Override
public void run() {
e1.setText(“2”);
e2.setText(“8”);
bSomar.requestFocus();
}

});
this.sendKeys(KeyEvent.KEYCODE_DPAD_CENTER);
oActivity = mIntrumentation.waitForMonitor(mMonitor);
assertNotNull(oActivity);
result = (TextView) oActivity.findViewById(br.edu.cesar.R.id.textview_result2);
assertEquals(“10”, result.getText());
this.sendKeys(KeyEvent.KEYCODE_BACK);
}

Após interagirmos com as view apenas enviamos o evento de pressionamento do center key do teclado com com método sendKey, e como o resultado da operação vem numa nova activity, temos que pegar a instancia da nova activity que vai ser exibida  com o método waitForMonitor() passando por parâmetro uma classe que fica monitorando o sistema aguardando que a nova activity que definimos para que o mesmo monitore la no método setUp. Após conseguirmos pegar a instancia da nova activity que vai mostrar o resultado,  pegamos o valor que está no TextView result  e verificamos se o valor é o mesmo do esperado com o método assertEquals que tem a mesma características dos asserts do JUnit. Por fim apenas precisamos executar o projeto, e para isto basta clicarmos com o botao direito em cima da classe de teste, no nosso caso CalculadoraActivityTest e selecionar a opção Run as-> Android JUnit Test. A execução do teste você pode conferir no video abaixo.

No vídeo acima podemos ver que temos dois testes, o primeiro esta relacionado ao código que coloquei acima testCalculatorSoma001() no qual passamos o valores 2 e 8 para os editTexts e esperamos que o resultado seja igual a 10. O segundo teste vamos deixar por sua conta para praticarem. O valores passados para os editText são 2 e 81 respectivamente e o resultado esperado é uma mensagem de erro que esta dentro do arquivo string.xml (dentro de res/values) do projeto da calculadora que passamos o código no post anterior. A mensagem de erro é  a string “Número Inválido”.

Por enquanto é isso pessoal, após utilizar este framework que o android prover eu tirei algumas conclusões, principalmente em algumas situações como por exemplo que dei na qual  a aplicação a ser testada possui mais de uma activity e as mesma utilizam intents entre si e  quando queremos testar aplicações dos quais não temos acesso ao código mas apenas ao .apk . Nesses casos implementar teste utilizando apenas o framework de teste do google se torna muito trabalhoso e complicado. No próximo post eu vou mostrar um exemplo da diferença de um teste implementado da forma que é recomendado pelo google e implementado utilizando uma biblioteca chamada robotium.

Anúncios

3 comentários sobre “Como Automatizar Testes de aplicações Android – Parte 3

  1. Boa tarde.

    declarei o mMonitor e o mIntrumentation com ActivityMonitor,mas não me deixa implementar o mMonitor.

    Pode me dar uma mão,ou um caminho onde o código esteja disponivel

    Valew

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s