Olá pessoal. Estou de volta para dar continuidade a meu último post sobre automação de testes para aplicações Android e neste post vou detalhar como implementei a nossa calculadora fajuta do Bdb para que possamos entender os conceitos básicos de Android e depois conseguirmos automatizar o testes para esta plataforma.
Primeiramente, como falei no post anterior temos que alinhar o ambiente de desenvolvimento que estamos usando. No meu caso eu uso o Eclipse Classic 3.6.2 instalei o plugin ADT. Para mais detalhes de como configurar seu ambiente, veja aqui.
Como todo começo de projeto, vamos no menu principal do eclipse: File->New->Other… e la na janela wizard temos a opção Android Project que nos leva a seguinte tela que devemos colocar o nome do projeto (Calculadora). Depois de colocar o nome do projeto e clicarmos em Next, vamos para a tela que devemos selecionar o Build Target. Como todos devem saber o Android já evoluiu bastante desde do seu surgimento no mercado com a versão 1.5 mais conhecida como Cupcake até o mais recente e famosa versão 4.o ou Ice Cream Sandwich que promete integrar todo o ecosistema entre smartphones e tablets, mas isso não vem ao caso aqui. No caso da nossa calculadora, ela foi implementada para a versão 2.3.1 (API Level 9) e é o que eu recomendo para que todos usem no momento para que possamos ter um alinhamento das atividades aqui no post.
Depois que escolhermos o Build Target, vamos para a seguinte tela na qual definimos o nome do pacote no qual nossa activity principal ficará disponível e também já vamos ter uma sugestão do nome da activity principal que é o nome do projeto + a palavra Activity no final. Nesta última tela você verá também a opção de criar um projeto de teste para este projeto que você esta criando no momento, mas vamos deixar esta opção desmarcada e no próximo post vou mostrar como criamos um projeto de teste para esta aplicação.
Assim que o nome do projeto, o Build Target, nome do pacote e o nome da activity principal são definidos, o projeto Calculadora vai ser criado com a seguinte estrutura:
Nosso primeiro passo vai ser no arquivo main.xml dentro de res/layout que é o arquivo responsável pela interface visual da activity que vamos implementar. No Android a estrutura da aplicação é dividida em algumas camadas e a camada de interface com o usuário é mais comumente definida no xml. O primeiro passo é selecionar o layout que vamos trabalhar na nossa aplicação, no nosso projeto a layout definido não vai fazer muita diferença, portando fica de livre escolha de vocês qual usar, no nosso código, definimos o relative layout. Para mais detalhe de cada layout suportando no Android, leiam aqui. No nosso projeto de calculadora vamos trabalhar com duas activities e dois xml de layout o primeiro xml (main.xml) temos um TextView (Nome da aplicação), dois editText (Campos para usuario digitar os operandos) e 4 buttons (um botão para cada operador básico). O segundo xml (result.xml) de layout temos apenas um textView que é para exibir o resultado da operação selecionada pelo usuário na tela anterior.Obviamente poderíamos exibir o resultado na mesma tela mas fizemos dessa forma com um próposito que veremos no próximo post quando formos falar das 2 maneiras de automatizar os testes dessa calculadora.
Para ver como ficou os arquivos xml e também os arquivos .java que vou explicar nos parágrafos seguintes, baixe o código da nossa aplicação neste link .
Depois de definido o layout vamos para a implementação em si. Primeiramente, vamos ao básico e criamos uma classe chamada Operators.java com todos os métodos de cada operação básica da nossa calculadora, esta classe será instanciada pela activity principal e seus métodos serão chamados de acordo com os eventos que a nossa activity principal tratar.
Na primeira activity, que é a nossa activity principal (CalculadoraActivity.java) definimos qual layout vamos usar (main.xml) e definimos também alguns atributos que vamos utilizar para pegar as instancias dos Views (componentes visuais, Ex: Buttons) que definimos no main.xml e no qual vamos tratar os eventos que serão gerados pelos usuários ao interagir com estes views, como por exemplo o clique no botão (OnClick). A nossa segunda activity (ResultActivity.java) é a tela que simplesmente pega o resultado “empacotado” pela primeira activity e exibe no textview que esta definida pelo layout result.xml.
Um último detalhe e não menos importante é o arquivo strings.xml que fica dentro da pasta res/values. Nesse arquivo definimos algumas “variáveis” no qual podemos ter acesso de várias parte do cógido, como nos arquivos de layout, no código das activities, etc…
No nosso caso definimos o o valores para todos os views utilizados pela aplicação, como por exemplo o nome na aplicação que é definido no arquivo mais.xml para o TextView esta setado no arquivo strings.xml como app_name e seu respectivo valor é Calculadora.
Após todo esse trabalho a nossa calculadora fajuta do Bdb vai ficar com essa cara como na imagem aqui abaixo:
Bem, por enquanto já temos o suficiente para nos divertimos um pouco durante a semana e no nosso próximo post eu vou finalmente revelar como podemos fazer alguns testes automáticos para esta nossa calculadora fajuta. Aproveitem o restante da semana para por em prática os conceitos básicos passados aqui e brinquem de alterar o código para entender um pouco mais como a coisa toda funciona. Uma ótima semana para todos e até o próximo post.
já pensou em public esse artigo no portalandroid.org? É uma excelente comunidade de programadores android. Tería uma grande visibilidade o seu artigo lá 🙂
[…] editText e os botões, deem uma olhada no código do projeto Calculadora, no qual disponibilizei no post anterior. Após criar a classe e implementar o metódo setUp() podemos partir para a […]