Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: Cadê os novos negócios?

A realização de megaeventos esportivos tem sido uma estratégia de diversos países para a atuação de investimentos e de evidência internacional. Investimentos estes na ordem de bilhões de dólares para que a infraestrutura do país de conta do recado da melhor forma possível. Segundo o Ministério do Turismo, aproximadamente 500 mil turistas estrangeiros devem visitar o Brasil durante a Copa do Mundo e mais dezenas de milhões de brasileiros devem movimentar-se entre as cidades-sede.

Comparativamente, existem outros inúmeros eventos que são realizados no Brasil na ordem de milhões de pessoas, no evento e também se deslocando para outras cidades. Alguns exemplos podem ser citados, como o Carnaval de Salvador, Recife e Olinda, o Círio de Belém no Pará, a procissão em Aparecida do Norte, o São João em Campina Grande e Caruaru, as micaretas pelo país à fora, dentro outros eventos. A complexidade de gestão, logística, locomoção/deslocamento via aéreo/terrestre, alimentação, acesso a informações, hospedagem, etc. é comparativamente na ordem de magnitude da complexidade de se trazer uma Copa do Mundo para o país.

Como em qualquer momento de caos, visualiza-se a possibilidade de criação de novos negócios inovadores no país. Todavia, será que o governo ou as escassas ventures capitals ou as aceleradoras no país estão dando suporte para a criação destes negócios de impacto gigantesco? Se sim, quais são os casos de startups que estão sendo criadas para resolver alguns dos diversos problemas que este tipo de evento trás para o país? Se não, o que estamos esperando? Será que, mais uma vez, vamos importar tecnologia de startups de fora do país? Anyway, alguém ai conhece alguma startup que está sendo criada para este segmento? Conte-nos…

Anúncios

2 comentários sobre “Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016: Cadê os novos negócios?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s