Entrando no mundo da Internet das Coisas [Parte 1]

Algumas semanas atrás fiz um post sobre internet das coisas (IoT – do inglês Internte of  Things), com um vídeo de uma casa inteligente (smart house), e prometi que iria entrar em mais detalhes sobre o tema.

A internet das coisas é um paradigma novo, que está ganhando terreno muito rapidamente. A idéia central é a presença pervasiva (que está espalhada, penetrada, infiltrada) de “objetos” (chamados de coisa) que são capazes se se comunicar e interagir uns com os outros de forma a efetuar determinadas tarefas. Essa comunicação geralmente se dá por tecnologias como RFID, tags, sensores, celulares, etc…

Claramente, essas tecnologias mudarão alguns aspectos de nossas vidas cotidianas, principalmente em casa e no trabalho. O NIC (Conselho de Inteligência Nacional) dos Estados Unidos incluiu internet das cosias na lista das 6 tecnologias que podem causar grandes impactos  no país até o ano de 2025. Na citação do próprio NIC:

até 2025, a internet estará contida em coisas usuais do dia-a-dia: embalagens de comida, móveis, documentos em papel, e muito mais.

Questões começam a ser levantadas e discutidas como: A internet das coisas é pervasiva (está espalhada) ou é invasiva (invade privacidades)? Não precisa nem dizer que essa discussão ainda vai dar muito o que falar, mas o fato é que a cada dia nos deparamos mais e mais com objetos conectados nessa imensa rede, e se comunicando formando uma rede de coisas (e não são somente celulares e tablets, outros tipos de coisas também). Recentemente foi publicado no site do gigaom um infográfico sobre internet das coisas, e abaixo está uma parte do infográfico que demonstra bem esse crescimento de objetos conectados.

Com o crescimento e melhoria dessas tecnologias que estão ao redor da internet das coisas, cada vez mais oportunidades serão criadas, partindo da idéia que as demandas da sociedade combinadas com a evolução dessas tecnologias vão difundir a internet das coisas de forma absurda.

Na segunda parte deste post vamos entrar em mais detalhes sobre os desafios ainda abertos nessa área e o que está sendo pesquisado atualmente.

Anúncios

Um comentário sobre “Entrando no mundo da Internet das Coisas [Parte 1]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s