Aumentando a qualidade do software com apoio do Powerpoint

Como havia prometido no post – Apertem os Cintos, o Analista de Requisitos Sumiu!, descrevo hoje como abordávamos o gerenciamento dos requisitos (estorias) num dos projetos desenvolvidos no C.E.S.A.R. gerenciado com SCRUM. A mesma, já foi inclusive mencionada por Marcelo Nunes no post Mapeando Requisitos em Projetos Scrum.

Espero que de alguma forma, nosso exemplo, possa ser útil a vocês, para que possam tentar aplicá-lo em seus projetos ou que ao menos possa servir de referência para que apliquem suas ideias em seu ambiente de trabalho e com a cooperação dos colegas possam construir soluções para seus problemas. Se você ainda não conhece bem o Scrum, consulte os seguintes links: Scrum em 10 minutosHistórias de Usuário

O que descrevemos nas próximas linhas, como uma abordagem, surgiu naturalmente durante o projeto e foi sendo aprimorado, com o simples intuito de garantir que as estórias selecionadas para a próxima sprint fossem compreendidas de maneira uniforme por toda a equipe, e atingindo esse objetivo outros benefícios eram proporcionados, como: Diminuição do número de defeitos, maior satisfação do cliente, melhor comunicação entre os membros da equipe, entregas realizadas no prazo correto, além de poder servir como guia para novos integrantes da equipe, entre outras vantagens.

A partir do momento em que as estórias haviam sido selecionadas para a nova sprint, os seguintes passos eram iniciados:

  1. Detalhar estórias da sprint 
  2. Discutir o PPT com toda equipe
  3. Implementação da estória
No passo 1, as estórias selecionadas eram descritas através de slides, seguindo a prioridade estabelecida entre as mesmas. Desse modo as mais importantes eram liberadas com maior antecedência para as etapas seguintes. O slides deveriam ser simples e diretos, descrevendo o objetivo central da estória, geralmente continham esboço da interface e informações a respeito do escopo.
Abaixo, exemplificamos o uso dos slides para uma estória fictícia, descrita da seguinte forma: “Como um administrador do blog eu quero saber quais os posts mais acessados para que possa analisar o perfil dos visitantes.”

Já o passo 2, consistia de uma reunião com todo o time, onde o responsável pela elaboração do PPT explicava o funcionamento da estória. Sendo este o momento mais importante da nossa abordagem, o qual permitia um entendimento mais profundo da necessidade do cliente. Durante a reunião todos interagiam procurando esclarecer os detalhes que envolviam a estória, seus possíveis impactos em outras funcionalidades previamente implementadas, além de como a mesma deveria se comportar em determinados cenários.

Ao final da reunião, normalmente algumas mudanças no PPT eram realizadas em razão dos pontos levantados, e a partir desse momento o passo três podia ter continuidade, tendo agora como base também as informações disponíveis no PPT, facilitando o trabalho de desenvolvedores e testadores, através da diminuição da quantidade de retrabalho causado pelo diferente entendimento das estórias.

A abordagem utilizada por nós, atingiu o objetivo do projeto, garantindo que as necessidades do cliente fossem compreendidas pelo time e desse modo proporcionando entregas de maior qualidade. É importante, também, ressaltarmos que o fundamental para o sucesso da abordagem está diretamente ligado a troca de ideias e ao comprometimento com a qualidade, sendo o PPT apenas uma forma rápida e ágil para apoiar essa comunicação.

E o que não podemos nos esquecer, é que a utilização, melhoria e adaptação dos processos deve ser um ato contínuo, onde as características do projeto e das pessoas que fazem o mesmo precisam ser levadas em consideração.

Ficou interessado na abordagem proposta? Caso haja qualquer dúvida ou dificuldade ao tentar aplicá-la em seu ambiente de trabalho, entre em contato conosco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s