O Android Market do google vai morrer??

Apesar de gostar bastante do android e derivados, existe uma coisa que não me agrada tanto, e ela se chama “Android Market”! Eu sei que você deve estar se perguntando o motivo disso, e eu vou explicar.

O maior problema do android market ao meu ver é a falta de critérios de qualidade para as aplicações serem aceitos no market ( e até faz um pouco de sentido uma vez que o android market precisava crescer rapidamente em número de aplicações para poder competir com a AppStore da Apple ). É aí onde mora o maior problema, o android market estava muito preocupado com a quantidade de aplicações, mas aparentemente não tão preocupado com a qualidade, o que consequentemente gera centenas e centenas de atualizações com simples correções (quem aqui não passou pela situação de que quase todas as vezes que você entra no market existem algumas aplicações para fazer atualização??)

E ainda existe um outro fator complicador, que é inerente a natureza do android, existem diversos modelos de hardware, logo temos diferentes resoluções, densidade de tela, tamanhos de tela, etc… Então imagine você pagar por um aplicativo no android market que não vai ficar legal no seu celular? Eventualmente isso vai acontecer, ficar cortado, ou qualquer coisa do tipo.

Ok, então a guerra é entre o Android e a Apple certo? Errado, ainda existe espaço para outros combatentes nessa guerra, e um competidor de peso recentemente se alistou para essa guerra, mas promete! Eis que temos a AMAZON AppStore nesta guerra agora!

Vamos esperar mais para ver o que vai acontecer, mas espero que a Amazon não caia nos mesmos problemas do android market. De cara, ela já tem um apelo muito bom, todos os dias, uma aplicação que é paga, é disponibilizada gratuitamente (tenha certeza que isso chama os usuários, eu mesmo só instalei a amazon appstore por este motivo).

Incertezas a parte, temos mais um player de peso brigando por espaço no mundo dos markets mobile! Tudo bem que por enquanto a amazon só tem uma appstore, mas o que poderá ter no futuro do android? celulares? tablets? Será que o android market vai morrer?

Anúncios

14 comentários sobre “O Android Market do google vai morrer??

  1. Burgos, não acredito que o Android Market vá morrer. Concordo com você quanto a questão de qualidade nos apps que muitas vezes deixam a desejar, além das intermináveis atualizações que baixei.

    Mas acho que tudo isso é parte da evolução do Market, eles quiseram fazer algo diferente da Apple e conseguiram, mas viram que liberdade total não funciona ainda. Eles lançaram o market pensando que a comunidade de desenvolvedores teria “cabeça” pra manter a casa organizada. Essas semanas eu vi vários apps sendo deletadas do market e espero que isso seja um sinal do Google dizendo que vai começar a verificar as apps.

    Sinceramente eu espero que o Android Market não morra, a plataforma é muito boa e acho que agora que o Google tem as atenções voltadas pra si ele deve repensar as políticas de publicação do Market e fazer algo que seja melhor pra comunidade.

    • pois é! eu tb não quero ver o market morrer não, mas sele não mudar a estratégia (que na verdade já está mudando) outros grandes comerão uma fatia desse mercado, e aí é onde mora a graça da coisa, é a concorrência… não mais somente entre android x apple, mas agora entra android x amazon x apple x windows phone market x etc 🙂 como borba disse: viva a concorrencia!

  2. android market morrer? de jeito nenhum… mas vai ter concorrência forte aí… e não vai ser só da amazon…

    no final a luta pelo mercado vai fazer com que a google melhore seus serviços…

    e viva a concorrência!!!

  3. Bom post. Por outro lado, veja isso:

    Google’s Android Market is growing fast, it has an attrition rate that is twice as high as Apple’s App Store – http://bit.ly/l9eaJA

    Na minha opnião, as empresas tem que se adaptar ao mercado, ao feedback dos users e constantemente inovando. Quem nao se adapta e fica sentado acreditando que tem mta adesão, ai sim esta fadado a morte.

    • concordo! o link que você postou aponta que tinha muito lixo no android market, tanto que ~32% das apps foram retiradas, enquanto ~16% da apple…

      isso mostra que (1) a estrategia do android market tá mudando (2) tinha muito lixo (3) a apple store tb não é o céu não, tb tem lixos…

      no final das contas essa mudança e a concorrencia entrando irá nos beneficiar com certeza! 🙂

  4. Na minha opinião essa de atualização não tem nada a ver.Antigamente não parava de olhar meus apps no market para ver se tinha atualização,é a mesmo coisa q o adobe flash player q ao passar dos tempos vão descobrindo erros e são corrigidos com atualização.
    O Market não vai morrer acho impossível.

  5. Morte do Market somente se o proprio sistema morrer, o que acredito ser bem dificil no momento…
    Concordo que a quantidade de lixo no Market e a baixa qualidade dos aplicativos é algo extremamente preocupante, talvez já tenha passado da hora do Google passar a ser preocupar com isso, e criar criterios um pouco mais rigorosos (e que não sejam tão abusivos quanto os da Apple).
    Com relação a seus concorrentes, pelo menos os diretos (que também vendem Android Apps ) o único que realmente tem força e credibilidade para talvez bater de frente com o Market é o da Amazon, no entanto, não acredito que ele tenha força para afetar significativamente o Market, principalmente devido ao seu custo e ao atual modelo para “comprar” e instalar as apps.

  6. Uma forma alternativa de aumentar a qualidade dos apps no Market é os usuários começarem a usar a funcionalidade “Sinalizar como Impróprio” (obviamente com a devida justificativa) os apps que não cumprem o que prometem. Mas dificilmente um usuário volta ao Market para deixar seu feedback sobre um app.

    Além disso, o Google poderia adotar um mecanismo de validação como o da Apple, porém com menos burocracias e sem perder o caráter “democrático” e “aberto” do Android.

  7. Gostei do Amazon Appstore, espero que esteja logo disponível no Brasil. Competição sempre é bom.

    Mas assim como a Cydia não matou a App Store da Apple, o Android Market vai sobreviver. Nos meus tempos de BlackBerry havia várias lojas de apps online, e todas conviviam bem, brigando por clientes e por desenvolvedores.

    Quem ganha são mesmo os desenvolvedores, no final das contas.

  8. Amazon Appstore não está disponível para o Brasil… Enquanto não cobrir o mundo inteiro estará longe de matar o Android Market…

    Sei que dá para fazer contornos para acessar, mas se é feito para não acessarmos não merecem nosso acesso…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s