Empreendedorismo Iterativo e Incremental

Como já disse aqui no BdB anteriormente, é preciso romper com a cultura que somos ensinados a sermos empregados, e seguir em uma direção onde podemos criar produtos/oportunidades.

Algumas coisas me inspiram nessa direção, como a série posts de @luizborba sobre como criar uma startup (já sairam 4 capítulos, aqui estão os links #1 #2 #3 #4), e sugiro vocês lerem para também se inspirarem nessa cultura de startup.

Além desses links do blog de borba, sugiro FORTEMENTE a leitura dos seguinte posts: You’re a developer, so why do you work for someone else? e também The importance of sideprojects.

Dito isto, vamos entrar nos detalhes do post, que é uma narrativa dos meus primeiros passos nessa caminhada do empreendedorismo.

No início, eu martelei muito na tecla de ter uma idéia, mas aparentemente todas as boas idéias já tinham sido tomadas (aparentemente até as más idéias também :P), então gastei muito tempo prestando atenção e pensando em coisas que poderiam resultar em algum produto que não fosse tão complexo e nem tão demorado (de forma que fosse uma ótima escolha para o início dessa jornada).

Não demorou muito e a idéia apareceu! A idéia era um site onde as pessoas pudessem criar uma lista das 3 melhores coisas sobre qualquer assunto (algo como um TOP3 genérico o suficiente a ponto do usuário poder criar um TOP3 sobre qualquer assunto que vier a sua mente). A idéia era que uma vez criado o TOP3 as pessoas pudessem divulgar e discutir aquele TOP3.

Diante dessa dessa idéia (e da realidade onde eu teria 3 dias pra implementar essa idéia) listei algumas coisas que precisavam ser feitas, e aqui estão elas:

  • Login Integrado com Facebook (definitivamente a integração com redes sociais dão um potencial viral ao produto, além de poupar um tempo preenchendo formulário de cadastro [que é um saco])
  • Formulário para Criar Top3
  • Ter comentários integrados com o facebook também
  • Ter um Trending List dos Top3 mais comentados até o momento.
  • Ter uma página do usuário onde as pessoas visualizassem seus Top3’s.
  • Utilizar uma tecnologia de base NOSQL (para melhorar o desempenho e de quebra para que eu aprendesse)
Essa era a minha idéia, era tudo que eu conseguia imaginar no momento e na minha cabeça estava muito bom para um MVP (Minimum Viable Product). O resultado foi bom ao meu ver, consegui implementar o que eu queria e depois dos 3 dias a ferramenta foi publicada, e para acabar o mistério para quem não conhecia o nome do produto é myTop3 e a url é: http://mytop3.me.
Não precisou de nem 3 dias no ar para os Early Adopters (na maioria conhecidos meus e pessoas que eu conseguia alcançar através das redes sociais facebook/twitter/buzz) apontarem funcionalidades que iriam tornar a idéia mais legal. Percebam o valor disso, o máximo que eu tinha conseguido imaginar não era o ideal, e as pessoas não demoraram muito tempo pra perceber isso.
Se o site não estivesse no ar, essas sugestões nunca chegariam até mim.
Mas, sem mais delongas vamos as sugestões que as pessoas deram e que eu filtrei:
  • Seria interessante uma forma do usuário dizer se concorda ou discorda com o Top3 (que não fosse escrevendo um comentário simplesmente pra dizer “Concordo”)
  • Seria interessante o usuário poder deixar o seu próprio Ranking em um Top3 criado por outro usuário (naquele mesmo assunto obviamente)
  • Já que cada um poderia deixar seu rank, seria bom ter uma versão consolidade daquele Top3 baseado nos rankings que outros usuários deixaram.
  • Já que temos a opção de concordar e discordar, seri legal ter visibilidade dos mais concordados e mais discordados.
  • Deveria ter um campo de search (essa era óbvia mas não entrou no MVP)
  • A interface do site estava horrível segundo alguns (e eu também concordo, mas minhas habilidades de engenheiro de software não me permitiram fazer melhor)
  • Deveria ter uma interface em português também.
Essas são somente as sugestões que eu filtrei para poder fazer a versão 2.0 do myTop3, mas acreditem, as sugestões foram inúmeras (inclusive já separei algumas outras  sugestões para serem feitas na versão 3.0). 
A versão 2.0 está finalizada e já está no ar, então entrem, usem, e caso queiram sugerir coisas novas ou modificações fiquem a vontade aqui nesse espaço.
Ah, quase ia esquecendo… o título do post foi “Empreendedorismo Iterativo e Incremental” pois o myTop3 é simplesmente a primeira iteração em direção ao empreendedorismo e criação novos produtos/serviços!  🙂 Para aqueles que ficaram curiosos (e não conheceram a versão 1.0) abaixo está um screenshots da versão 1.0 e também uns screenshots da 2.0 para uma breve comparação.
Anúncios

Um comentário sobre “Empreendedorismo Iterativo e Incremental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s