O que fazer quando você descobre que seu código está uma merda?

Não se desespere, eventualmente você vai descobrir que o código que você está trabalhando a dias está uma merda 🙂 Geralmente é preciso outra pessoa para lhe mostrar que o seu código não está (até por esse motivo que práticas de revisão de código e pair programming são tão importantes). Eventualmente você pode se dar conta sozinho que seu código está ruim, mas é muito mais difícil e improvável.

A boa notícia é a seguinte: Sendo você um bom programador ou não, vai chegar um momento que você vai fazer um código que você não tem orgulho (mas PRECISAMOS nos orgulhar do código que produzimos). Então, se acalme e vamos ao que interessa, desfazer a merda 😛

Já vi muita coisa sobre eXtreme Programming e seus valores, e um valor em especial sempre me pareceu meio obscuro, mas agora chegou um momento onde esse valor é evidenciado. Nesse momento a PRIMEIRA coisa que você precisa é:

CORAGEM! Para admitir que seu código poderia estar muito melhor, e CORAGEM para correr atrás do prejuízo e modificar o que for preciso para melhorar o código que você tinha feito.

Tudo bem… Você já percebeu que o seu código não está bom, e teve coragem de admitir isso e partir em direção de melhorar aquele código. E a segunda coisa, óbvia, que você precisa fazer é:

AGIR! Mudar o panorama da situação! Geralmente algumas mudanças pequenas e a qualidade do seu código já melhora sensivelmente. É claro que você precisa saber COMO melhorar seu código.

A grande maioria das vezes, quando você identifica o problema no seu código, mas também já visualiza as modificações necessárias para melhorá-lo, então é simplesmente seguir essas direções. De qualquer forma, aqui deixo uma listinha com algumas sugestões que são sempre úteis para melhorar seu código:

  • Morte ao código duplicado (mantra de @luizborba).
  • Remover referências erradas/desnecessárias (diminuir acoplamento).
  • Manter cada classe/método com uma única responsabilidade (aumentar a coesão).
  • Verificar se algum padrão de projeto resolve seu problema.
  • Atenção a muitos IFs e SWITCH  CASES, eles são grandes candidatos a um refactoring.
  • etc, etc…

é isso! errar é normal, o importante é consertar! 🙂

Anúncios

3 comentários sobre “O que fazer quando você descobre que seu código está uma merda?

  1. Excelente texto, sempre que posso faço uma revisão no código.
    Afinal como estamos sempre aprendendo algo novo, sempre surge algo melhor ou você visualiza aquele problema de uma forma diferente, conseguindo assim uma solução melhor.

  2. Além disso existem os casos onde você não aprendeu nada novo, mas simplesmente você “esqueceu” que algumas coisas que você conhecia poderiam ser utilizadas naquele contexto. Simplesmente passa batido as vezes.

    Desenvolver software demanda responsabilidade, organização e coragem!! os 3 tem que estar presentes!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s