Mapeando requisitos em projetos SCRUM – Uma proposta

As metodologias ágeis de gestão de projeto não estabelecem uma regra para o levantamento de requisitos no começo de cada iteração. De acordo com o SCRUM após as reuniões de Sprint Planning a equipe deve possuir um Sprint Backlog estimado e priorizado em conformidade com o que o Product Owner e a equipe do projeto acreditam que deve ser executado na Sprint atual. Durante essas reuniões, o time inteiro e o Product Owner são incitados a tirar dúvidas e levantar mais detalhes em relação a cada User Story que foi selecionada como escopo da Sprint, porém não há nenhuma recomendação sobre formas de propagar requisitos ou até mesmo descrevê-los.
Gravador
Como os próprios métodos ágeis pregam, devemos tentar fugir ao máximo de documentos e artefatos que pouco agregam ao time. Se no seu caso, as reuniões de Sprint Planning e conferências com o Product Owner são suficientes então nem continue lendo esse post. A nossa proposta é sugerir formas de manter esses requisitos na mente dos desenvolvedores e também trabalhar mais a fundo essas propostas, de forma a estimular a criatividade da própria equipe e disseminar o conhecimento dos requisitos.

A primeira técnica que já utilizei foi o famoso gravador de voz. Durante as reuniões com o cliente, levávamos um gravador MP3 para registrar todos os momentos com o Product Owner. O arquivo era posteriormente distribuído através do repositório da projeto. Os desenvolvedores e o Scrum Master sempre poderiam revisitar o arquivo de áudio e esclarecer possíveis dúvidas que surgem após um determinado tempo.
Apresentação dos Requisitos
A segunda técnica consiste em utilizar um membro da equipe para, após as reuniões de planning, criar uma apresentação com uma visão geral sobre cada requisito/user story e seus impactos. A grande vantagem dessa abordagem é a subsequente reunião que é feita após a definição desses requisitos. Todos os membros da equipe são encorajados a refinar os requisitos e a discutir de forma criativa as soluções que foram dadas aos problemas. Inclusive pudemos observar que a participação de engenheiros de teste foi bastante útil uma vez que eles são capazes de antecipar com maior critérios os fluxos secundários e os impactos de cada User Story no que já foi desenvolvido.

Existem várias outras possibilidades como o uso de vídeos, combinação de ténicas acima, uso de cartões e etc… O que realmente importa é garantir que  a todo momento todos os membros da equipe têm claro o que devem fazer e o que deve ser coberto ou não por cada estória a.k.a definição de pronto.

Anúncios

5 comentários sobre “Mapeando requisitos em projetos SCRUM – Uma proposta

    • Hey Dennis! Thanks for dropping by! That’s exactly my point. If communication just flows independently and freely, don’t ever spend time with presentations or recordings. These are just artifacts that might be quite helpful when working with large teams and with a fairly big application with complex requirements.

  1. Parabéns Marcelo quanto mais técnicas melhor, gostaria de ler alguma coisa sobre criatividade na elaboração de requisitos visando um produto inovador, andei lendo sobre a formalidade dos requisitos e a “falta de formalidade dos mesmos” nas metodologias ágeis creio que devemos ser cada dia mais criativos visando sempre aquele sentimento bom que alcançamos quando o cliente se surpreende com a entrega!!

    Burgos Parabéns pela aquisição!!

    Abração Jovens!!

    • Amigo Juarez!
      Vou levar em consideração sua sugestão! Muito bom lhe ver por aqui e espero mais comentários seus pra enriquecer nosso blog. Um abraço jovem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s