Eu decidi (nesses últimos dias) estudar android (quem acompanhou meu twitter deve ter visto). A motivação para que eu começasse a estudar é bastante simples, o android foi criado pelo google, e o google não entra para brincar em nada.
Aqui vão alguns outros pontos importantes a respeito do android é que o sistema está em constante evolução, e a última versão 2.2 foi lançada em Julho/2010. Além disso um ponto MUITO importante e TOTALMENTE relevante é o Android market que possui diversas aplicações desenvolvidas para android, muitas delas free, e desde fevereiro de 2009 começou também a aceitar aplicações pagas. Somente 9 países suportavam aplicações pagas, e desde o mês passado o google ampliou o suporte a aplicações pagas para mais 20 países (incluindo o Brasil).
E as boas notícias não param por aí, o android market que no início de 2010 tinha cerca de 20.000 aplicações acabou de alcançar a marca de 100.000 aplicações no mês passado (out/2010). Quer um maior sinal de que o android realmente está começando (começando ou consolidando) a garantir o seu lugar ao sol no mercado mobile?
Eu vou dar um sinal ainda maior já que você quer 😛 Como vocês sabem o android não está preso a um determinado hardware, nem a um determinado manufacturer, isso é bom pois aumenta o leque de escolhas do consumidor. Os smartphones equipados com android superaram as vendas do iPhone nos USA em agosto desse ano. E não é só um fenômeno acontecendo nos EUA, houve um aumento de 886% (isso mesmo…. oitocentos e oitenta e seis porcento) da produção mundial de dispositivos com android em relação ao ano anterior.
Eventualmente você vai se ver em um futuro próximo trabalhando com algo relacionado a android, seja desenvolvendo aplicações, modificando alguma versão do android para utilizar em algum dispositivo móvel, ou simplesmente sendo usuário de um celular com android!
Essa é a motivação inicial para aprender android. O próximo post para android será mais técnico, aguardem!
Parabens Thiagao… seu blog é muito bom e sempre leio os novos posts…
Aproveitando o assunto sobre Android (no qual sou muito fã)…
concordo com tudo que voce falou mas fico pensando comigo mesmo e me pergunto:
Será que realmente seria uma boa focar em uma unica plataforma para se especializar ?
Faco essa pergunta pq eu vejo que a tendência das coisas seria a integracao, a convergencia e o cloudcomputing e etc…
Nao seria o caso de realmente pensar em uma plataforma ou linguagem que pudesse se aproximar a essa realidade… digo: HTML5;
Dar uma olhada nos videos do youtube sobre o Google I/O 2009…o principal foco do evento foi justamente ela (HTML5). [Realmente vale a pena ver todos os videos]
Obviamente não estou dizendo que é um deperdicio de tempo estudar Android, pelo contrario, é muito valido.
E o como ta o “davisão” ? 🙂
Abracos
Meu Caro Diego, primeiro de tudo é um prazer ter você como leitor fiel do blog 😀
“Segundo de tudo”, porque temos que focar em uma unica plataforma? Também sou contra essa coisa de focar em somente uma plataforma ou tecnologia.
Como me disse o gerente de operações do CESAR ( Beto Macedo- http://twitter.com/beneditomacedo ) a tecnologia é somente a arma, o que a gente precisa mesmo é saber atirar (Por favor entendam a ananlogia :P). Se você souber atirar, vai conseguir atirar bem mais facilmente com uma pistola, com uma espingarda ou com um fuzil.
Acho que uma vez que você sabe atirar, a arma que você vai usar depende do momento, da empresa, do dinheiro :P, da vontade, etc etc…
E, por último, Davi vai bem demais, graças a Deus! 😀
Agora é Android na cabeça! Symbian morreu!
“Eventualmente você vai se ver em um futuro próximo trabalhando com algo relacionado a android, seja desenvolvendo aplicações…”
Fato! Do jeito q a coisa tá indo, vai ser android pra tudo quanto é lado…