Um projeto pode ser ágil sem SCRUM ou KANBAN?

Hoje em dia muito se fala sobre Scrum, Kanban, e estes conceitos estão realmente na moda atualmente. Primeiramente gostaria de dizer que não tenho nada contra o Scrum ou o Kanban, muito pelo contrário, uso Scrum a algum tempo e percebo no dia-a-dia os benefícios de tais práticas.

E então chegamos na palavra que eu queria chegar: Prática. Tanto o Scrum quanto o  Kanban e também o XP (eXtreme Programming) são práticas comuns (formas de fazer, de conduzir) comuns no mundo ágil. Muitas pessoas param por aqui quando estão falando sobre desenvolvimento ágil, mas uma pergunta importante precisa ser respondida: O que faz uma metodologia/prática ser considerada ágil? Nesse momento então chegamos ao ponto crucial que são os princípios e valores que estão por trás do que se considera ágil. Todas as práticas que se consideram ágeis é porque valorizam os pontos levantados no manifesto ágil:

Individuals and interactions over processes and tools
Working software over comprehensive documentation
Customer collaboration over contract negotiation
Responding to change over following a plan

Sabendo agora que existem princípios por trás de determinadas práticas, podemos então responder a pergunta se um projeto pode ser ágil mesmo sem utilizar Scrum ou Kanban, e a resposta é ‘SIM’! Basta que estejamos ligados a esses princípios.

Sendo assim, o contrário também pode acontecer: Você pode “utilizar” Scrum, ter post-its na parede, dividir seu projeto em iterações (sprints), fazer Scrum Daily Meetings e ainda NÃO SER ÁGIL!

Então sabemos mais importante do que Scrum ou Kanban, são os principios e valores por trás dessas práticas. No próximo post vou tentar detalhar mais o manifesto ágil e explicar melhor esse texto que só tem 4 linhas mas é enorme.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s