XSS na mídia

Nos últimos dias quem acompanhou as notícias do mundo de TI deve ter visto ou ouvido sobre o bug do on mouse over do twitter ou do Bom Sabado do Orkut.

Entrando um pouco mais em detalhes sobre a causa do problema vamos ver que a falha de segurança foi ocasionada pelo famoso Cross-Site Scripting ou simplesmente XSS (é famoso mas muita gente não conhece, inclusive eu não conhecia 😛 #ShameOnMe). Para começar, vamos a uma rápida definição de XSS:

Cross-site scripting (XSS) is a type of computer security vulnerability typically found in web applications that enables malicious attackers to inject client-side script into web pagesviewed by other users.

Quem já ouviu falar em SQL Injection? Pois bem, XSS é uma vulnerabilidade semelhante só que utilizando javascript, algum usuário insere código javascript malicioso (pegar as sessões de usuário, redirecionar navegação para outro site mais malicioso ainda, etc) em algum formulário na web, e BANG! quando alguém vizualizar aquelá informação no sistema, o código malicioso será executado (e possivelmente propagado, como no caso do bug do orkut).

Meu amigo Edwin Carlo me apresentou o OWASP (Open Web Application Security Project) que é uma organização focada em melhorar a segurança dos sistemas web, e eles mantém um rank das vulnerabilidades mais comuns, e adivinha? XSS é a segunda (só perde para injections tipo sql injection).

A boa notícia é que existem soluções fáceis para evitar ataques do tipo XSS, e aqui vai um redirect para outro amigo meu, Tiago Farias que fez um post bem legal e detalhado sobre como criar um Filtro Anti-XSS em Java. Você, meu amigo desenvolvedor, por favor atente para isso a partir de agora 🙂

Um comentário sobre “XSS na mídia

  1. Burgos, ótimo post!

    Acho que uma boa fonte adicional para prevenção de tal falha é o “XSS (Cross Site Scripting) Prevention Cheat Sheet” ( http://www.owasp.org/index.php/XSS_%28Cross_Site_Scripting%29_Prevention_Cheat_Sheet ) encontrado no próprio OWASP.

    Além disso, um problema que apareceu com serviços como o twitter (onde o limite de caracteres é pequeno) foi a criação de URLs encurtadas. Deve-se ter cuidado com elas, pois também podem conter scripts.

    Pode-se utilizar serviços de unshorten, para descobrir a URL original, como:
    http://bit.ly/9urejS -> http://www.unshorten.com/
    http://bit.ly/ddCDmT -> http://unshort.me/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s