Morte a estruturação de HTML com Tables

HTML é muito bom, mas tem seus problemas. Ao meu ver, um dos maiores problemas do HTML é em termos de estruturação das páginas, pois a GRANDE maioria das páginas utilizam o famoso <table></table> como forma de estruturar/alinhar/organizar seus itens na página.

Nenhum problema até aí certo? Errado! Existe alguma coisa estranha nisso tudo, afinal a tag table deveria servir para criar tabelas (ao invés de ser usada para estruturar o sistema) . O problema todo de se usar tabelas é que simplesmente elas não foram feitas para fazer estruturação, como por exemplo, organizar inputs de um formulário um embaixo (ou ao lado) do outro. E aí é onde mora o problema, não existem tags disponíveis (pelo menos eu não conheço, quem conhecer me avise pelo amor de Deus) para fazer tais estruturações.

Quem nunca precisou ajustar uma página e perdeu um tempo ridiculamente alto para posicionar um item por conta dos milhares de <table>’s, <tr>’s, <td>?É simplesmente uma tarefa difícil, custosa, e estressante.

Para ficar mais claro ainda o problema, eu vou falar das soluções que já existem. outras tecnologias disponibilizam componentes para estruturar outros elementos da página (verticalmente, horizontalmente, ou por posição absoluta na tela).

O primeiro exemplo, é o nosso querido flex. O flex tem o componente para criar tabelas (grid), mas ele não é o mesmo componente usado para estruturar os elementos na página. Para estruturar os elementos na página são utilizados outros componentes, conhecidos como layout containers como: Caixas verticais (VBox), Caixas Horizontais (HBox), Canvas livre (para posicionamento absoluto utilizando as coordenadas X e Y para posicionar), etc…

Ainda existem outros do flex, mas só esses 3 que eu citei já dão pra fazer quase tudo (senão tudo) em termos de estruturar seus elementos na página.

Outro exemplo é o nosso querido WPF da querida Microsoft, que também disponibiliza componentes semelhantes (containers) aos que o flex disponibiliza: StackPanel, DockPanel, Canvas e etc.

Tudo bem, eu sei que WPF é da microsoft e não é free nem é padrão como HTML. Sei também que o flex apesar do core ser free, mas a IDE é paga então também é uma dificuldade a mais. De qualquer forma, bem que o HTML5 poderia ter algo do tipo né?  (Eu não conhece e procurei rapidamente e não encontrei, mas se existir algo do tipo no HTML5, por favor me avisem! :D)

Anúncios

2 comentários sobre “Morte a estruturação de HTML com Tables

  1. Olá Thiago,

    O WPF não é pago, ele é free. E você pode utilizar o Visual Studio Express como IDE para WPF sem problema (que também é free). Não precisa pagar nada para a ninguém para usar WPF, logo… ele é free. Ou não? =)

    Abraço,
    Vinicius

    • Bom, se estamos levando tão ao pé da letra assim, então digamos que para usar o Visual Studio Express como IDE você tem que usar o windows, que não é free 😛 E o servidor que vai hospedar a sua aplicação também vai precisar ser um windows que não é free 😛

      Mas pra falar verdade, eu entendi o que você quis dizer sim, e saiba que eu acho WPF massa sim, e se você já tem uma infra-estrutura microsoft pode usufruir realmente “de graça” 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s