Scrum Boards fora da parede

Times Ágeis Distribuídos? Parece uma coisa meio paradoxal, uma vez que metodologias ágeis pregam o time junto, unido, um ao lado do outro, de forma a reduzir ruídos de comunicação e até de forma a minimizar uma documentação extensiva (uma vez que estão todos juntinhos e sincronizados).

Sou a favor dessa proximidade física do time e entendo os benefícios, no entanto não podemos virar as costas para o movimento home-office ou mesmo para times distribuídos. Diversas empresas, como IBM, já adotaram home-office, e isso faz parte do dia-a-dia do desenvolvimento de software. Não é preciso nem comentar a respeito do desenvolvimento open-source, onde é praticamente todo distribuído, e ainda assim temos diversos casos de aplicações seguras, de qualidade e que são utilizadas em larga escala,  que foram desenvolvidas de forma distribuída.

Hoje em dia (e já a um bom tempo) temos diversas ferramentas que possibilitam esse desenvolvimento distribuído. Temos ferramentas para comunicação (email, msn, skype, etc…) , ferramentas para controle de versão/compartilhamento de arquivos/desenvolvimento paralelo  (svn, git, cvs, etc…), temos ferramentas de controle de bugs (mantis, trac, jira, etc…), e com o advento do scrum, hoje em dia também já temos ferramentas de scrum board (aquele quadrinho na parede cheio de post-it) on-line, que podem ser acessados pela web.

Como agora eu vou precisar trabalhar num time que utiliza scrum, e vou estar distante do resto do time, comecei a dar uma olhada em algumas ferramentas free de scrum board para começar a testar alguma.

Fiz uma pesquisa básica no velho google e achei algumas opções, mas procurei filtrar as que fosse de graça 😛 As opções que eu selecionei são as seguintes: Project Cards (esse aqui é integrado no eclipse, então não é bom pra gerentes e o povo que não usa eclipse) , FireScrum (bem legal, feito em flex, conheço a turma que trabalhou nele, disponibiliza um dashboard como o da figura ao lado) e SeeNowDo que eu vou falar um pouco mais adiante.

Bom, dentre esses o que me chamou mais a atenção foi o SeeNowDo, pelo simples motivo que oferecia tudo aquilo que eu procurava, gratuito, e rápido de utilizar. Ele oferece o dashboard do scrum (como cores diferentes para post-its de categorias diferentes), permite gerenciar múltiplos projetos, cadastro de sprints/estórias/tasks de forma simples e intuitiva, disponibiliza também o burndown chart das tasks cadastradas, e permite a transição das tarefas entre as colunas do quadro(TO DO/DOING/DONE) via drag and drop.

Ah, só tem um probleminha, você tem que utilizar a base de dados deles, pois não é possível fazer um download e instalar no ambiente da sua empresa/projeto. Então se houver alguma questão de confidencialidade no seu projeto, não é muito legal armazenar todas as atividades do projeto numa base on-line.

É isso, vou continuar minha pesquisa e ver se encontro outras ferramentas legais para scrum boards.

PS. Vale lembrar que tirar os post-its da parede e colocar numa ferramenta dessas é uma atitude também Verde (ecologica).

Menos post-its = menos papel = menos árvores derrubadas.

Anúncios

6 comentários sobre “Scrum Boards fora da parede

  1. Pois é e essa semana mesmo fiquei perplexo quando descobri que há empresas enormes de TI que fazem reuniões para descreditar o Scrum e dizer o quanto ele é ineficiente não ajuda a velha papelada dos gerentes de projeto. What killed RUP can also kill Scrum too. Essa é a máxima.

    • é incrível… gente que não sabe o que é o scrum, não entende o que é uma metodologia ágil, e pensa que scrum é somente post-it na parede… a gente pensa que não, mas existem dezenas/centenas de empresas utilizando SCRUM, e se dizendo ágil somente porque tem um post-it colado na parede. Infelizmente a realidade é essa. Em contrapartida, scrum vem se solidificando cada vez mais no mercado de software, e até mesmo fora dele.

  2. Olá Thiago, sou Claudio, de João Pessoa, amigo de Gustavo Tola e ex-bolsista do CESAR.

    Trabalho com Scrum e sou certificado CSPO. Recentemente fiz mil experiências com ferramentas do gênero, incluindo as que você citou. Até agora a melhor que achei foi o “Pronto! Agile”. É bem completo, vale a pena dar uma conferida.

    Abraço!

    • Fala Claudio, lembro de você! 🙂
      Não tinha visto essa ferramenta que você mencionou (Pronto! Agile), mas vou dar uma olhada agora e quem sabe ela não vira o próximo post? Valeu pela dica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s