#TGIF – Revolução biotecnológica

Nesta sexta vou falar mais um pouco sobre a evolução cientifica mas desta vez com foco na biotecnologia.

Drº Michio mais uma vez diz que estamos fazendo uma transição de meros observadores passivos da dança da natureza para sermos coreográfos ativos da natureza.
A revolução biotecnológica nos permitirá entender como o nosso corpo funciona e como podemos modifica-lo para o nosso favor. Com o projeto Genoma Humano (1990-1995), nós obtivemos o mapeamento de todos os códigos genéticos do ser humano. Num futuro não tão longe, podemos imaginar que cada pessoa vai possuir um manual de instrução pessoal, um manual que diz todo o seu código genético e quais doenças você pode ter e como podemos curá-las.Basicamente é como se nosso corpo fosse um enorme programa extremamente complexo e nós pudéssemos reprograma-lo para corrigir defeitos contido nele.

A terapia genética é um exemplo de como podemos manipular os genes das pessoas e mudar o rumo de uma vida, este video mostra um exemplo real que aconteceu com uma criança chamada Alexander Locke que nasceu com uma doença grave no qual seu corpo não possui um sistema imunológico (conhecido SCID), e quando submetido a uma terapia genética teve uma reversão do quadro clínico em pouquissimo tempo e hoje ele leva uma vida normal com seus pais. VocÊ pode estar se perguntando porque não temos a cura para doenças como câncer, aids, cardíacas, etc. O fato é que a SCID é um defeito genético simples que envolve apenas uma “linha” de gene, enquanto essas outras doenças são causadas por várias linhas de gene interagindo com o ambiente. Mas isso não quer dizer que torna impossível encontrar a cura dessas doenças através de uma terapia genética, mas isso com certeza levará um tempo para que se possa mapear todas as possibilidades de sequencia genética que causam essas doenças para que as mesmas possam ser “reprogramadas”.

Reservem uma hora para assistir esse video do Dr. Michio e surpreenda-se o que o futuro nos pode reservar.

A série – Thank God It’s Friday ou #TGIF – aborda sempre um conteúdo mais divertido, mas que ainda assim possa contribuir com o seu crescimento pessoal e profissional.

Leia, também, outros artigos já publicados na série:

- Viciado em Redes Sociais?

- Combatendo vírus, defendendo a Internet

Sobre dbdelgado
Formado em Ciência da Computação pela UNICAP (2006), possui mais de 7 anos de experiência em teste de software. É também um apaixonado por motos e velocidade. http://about.me/diegobdelgado

2 Responses to #TGIF – Revolução biotecnológica

  1. asddfasdf disse:

    link com erro?

  2. Pingback: #TGIF – Revolução biotecnológica | Qualidade de Software

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.017 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: